Alho

06/02/2010 00:22

 

O poder do alho
 
 
 
Com propriedades antibacterianas e efeitos positivos sobre o sistema cardiovascular, o alho é um verdadeiro remédio.
 
 

No Egito, o alho era usado para remediar a diarréia, e na Grécia antiga, era empregado como medicamento no tratamento de patologias pulmonares e intestinais. Pesquisas recentes identificaram que o alho possui ainda diversas propriedades, dentre as quais se destacam as antimicrobianas, terapêuticas e imunoestimulatórias, além de prevenir doenças do coração.

Podendo ser consumido cozido junto aos alimentos ou até mesmo cru, o alho faz muito bem à saúde. Pode auxiliar na cura de bronquite, vermes intestinais, hemorróidas, varizes, enfermidades dos rins, da bexiga, da vista, dores de cabeça, enxaquecas, obesidade, hidropisia, tumores, herpes, afecções da pele, melancolia, histeria, reumatismo, gota, inflamação da mucosa, tifo, prisão de ventre, mal-estares pela paralisação do fígado e do baço, perturbações do metabolismo, desarranjos estomacais, falta de apetite, tosse, rouquidão, catarros, nervosismo, abscessos pulmonares e asma, entre outros.

No que diz respeito à saúde do coração, o consumo regular de alho reduz o nível do colesterol sérico total, evita a agregação plaquetária e também possui atividade antioxidante, prevenindo aterosclerose e doenças cardiovasculares. Além disso, compostos de enxofre presentes no alimento diminuem a pressão e facilitam a circulação sanguínea.

O alho possui um grande valor nutricional, é composto por vitaminas, aminoácidos, adenosina, sais minerais, enzimas e diversos compostos biologicamente ativos, como a alicina. A concentração das substâncias ativas do alho reduz quanto maior for o tempo de armazenamento, por isso o alho fresco é mais aconselhado quando o que se pretende são os seus benefícios medicinais.


online